Seleção: escritores-roteiristas

Uma pequena seleção para nossos amigos leitores, de escritores que além da literatura também ajudaram a conceber a história da cinematografia mundial.


1. Marguerite Duras



Marguerite Duras (1914-1996) era escritora e diretora de filmes, além de ter assinado o roteiro do clássico da Nouvelle Vague, Hiroshima, Mon Amour, de Alain Resnais. Entre seus livros de destaque estáo O Amante (adaptado para o cinema com seu roteiro em 1992 por Jean-Jacques Annaud) e A Dor. Sua escrita está associada ao Nouveau Roman, o novo romance francês, que era inspirado no cinema e no existencialismo. Como diretora, fez 19 filmes, como India Song.

Duras merece o primeiro lugar por fazer colaborar com todos esses clássicos citados, estilos únicos na arte da escrita e do cinema, e além disso, ser uma teórica, pensante da sétima arte.

Frase: "Como eu tenho uma espécie de desgosto em relação ao cinema que tem sido feito, enfim, da maior parte do cinema que tem sido feito, eu queria retomar o cinema do zero, numa gramática bem primitiva… bem simples, bem primária: recomeçar tudo."

2. Alain Robbe-Grillet


Alain Robbe-Grillet (1922-2008) era escritor e foi também cineasta. Foi praticamente o fundador do Nouveau Roman, nova novela, citado acima, onde dentre Duras, figura também Nathalie Sarraute. Ele foi o autor do manifesto Por Uma Novela, onde na tentativa de revolucionar a forma de narrar, características naturalistas ou o texto Balzaquiano descritivos são descartados a favor do fluxo de consciência, interiorização do personagem. Também deixou sua marca na Nouvelle Vague, foi o roteirista de O Ano Passado em Marienbad, filme também de Renais. Escreveu 12 romances, entre eles A Espreita e O Ciúme, e dirigiu dez filmes.

Pela sua atitude de transgressão e renovação, seja em qual for a plataforma, e sua atitude de arte ante mesmo à compreensão, Grillet ganha a segunda posição.

Frase: "Eu escrevo para saber porque escrevo."


3. Jacques Prévert


Jacques Prévert (1900 - 1977), diferente de Duras e Grillet, era um poeta em primeiro lugar e depois um contador. Em 1925, participou do Surrealismo, apesar de não se fixar nele totalmente. Após o lançamento de Paroles, sua primeira coletânea de escritos, atingiu um certo público com seu humor e irreverência. O ele o grande ironizador dos costumes, aspecto saliente na maioria dos roteiros que escreveu, pertencentes ao Realismo Poético Frances. Escreveu o roteiro de 56 filmes, entre eles Jenny e Crime do Sr. Lounge. Suas principais parcerias foram Jean Renoir e Marcel Carné. Também colaborou como compositor, Serge Gainsbourg, músico francês, escreveu Les Feullies Morts em sua homenagem. Publicou em torno de 20 livros.

Pela contribuição com o realismo e não somente, esse poeta da vertente surrealista foi um grande conhecedor da sociedade de sua época, com um estilo único e revolucionário na poética escrita. Prévert fica no nosso terceiro lugar.

Frase: "Não deviam deixar os intelectuais brincar com fósforos."


NATHALIA RECH

3 comentários:

  1. Nunca cheguei a ir atrás dessa história nem recordo de nenhum roteiro específico mas, li na biografia do William Faulkner que ele escreveu muito para o cinema também!
    Se descobrires alguma coisa, me avisa!

    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio!
    Realmente, Faulkner além de ter algumas de suas obras que serviram de inspiração para Hollywood, outras que foram adaptadas completamente. Ao se deduzir pela sua personalidade, não é de se espantar que trabalha-se posteriormente na elaboração de roteiros por dinheiro. Filmes de Howard Hawks são seu ponto alto.

    ResponderExcluir
  3. Filmografia do moço:

    http://www.imdb.com/name/nm0001203/

    Abs.

    ResponderExcluir